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Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação Individual da Acção nº3

 2ª temática – Projecto Curricular de Turma

 

 

Comentário

 

 

Longe está o tempo em que a uniformidade e a rigidez do currículo se dirigia a um grupo restrito de alunos social e culturalmente semelhantes para quem a utilidade da educação escolar era única e estava bem definida. A mudança na realidade actual implica repensar o currículo – “o que se quer fazer aprender” – como algo necessariamente diferenciado, uma vez que na sociedade de educação para todos, a escola destina-se a alunos cada vez mais heterógeneos cultural e socialmente.

Para que a aprendizagem ocorra de modo satisfatório para todos, procurando dar respostas adequadas às diversas necessidades e características de cada aluno, grupo de alunos ou escola e para que a escola não contribua para um agravamento dos níveis de exclusão social, são necessárias algumas mudanças, nomeadamente:

- na diferenciação das propostas curriculares articuladas em torno de metas comuns;

- no enfoque na aquisição de níveis de competências nos domínios abrangidos pela aprendizagem escolar;

- na aplicação de práticas curriculares em referentes e contextos significativos para todos os que frequentam a turma, a escola;

- na reconstrução do currículo como projecto específico de cada escola, de cada turma;

- na flexibilização ao nível dos percursos individuais, dos ritmos e dos modos de organização do trabalho escolar.

É neste contexto que o Projecto Curricular de Turma se torna o elemento central da gestão do currículo.

 

 

Autoria: Paulo Borges (Professor)

Data: Janeiro de 2007