Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação Individual da Acção nº4

O Síndrome de X Frágil é uma condição genética herdada, produzida pela presença de uma alteração molecular ou mesmo de uma quebra na cadeia do cromossoma X, condição esta associada a problemas de comportamento e aprendizagem.

A doença é mais frequente no género masculino que no género feminino, uma vez que nos homens existe apenas um cromossoma X e nas mulheres existem dois cromossomas X, sendo por isso o índice de doentes mais baixo.

Os graus de deficiência nas crianças são muito variados. Os graus mais leves são compatíveis com uma boa habilidade verbal e uma rápida apreensão dos estímulos ambientais, logo a aprendizagem nesses casos é boa.

Quase todos os pacientes apresentam problemas de atenção e hiperactividade, por vezes ansiedade e comportamentos obsessivos, assim como podem manifestar oscilações de humor e agressividade.

Uma vez que é difícil reconhecer este tipo de casos, seria desejável que se conhecessem as características deste tipo de síndrome para melhor se poder dar resposta a crianças com X Frágil.

Deste modo, poder-se-ia recorrer a métodos alternativos e diferenciados para cativar a atenção e controlar a ansiedade das crianças e proceder-se-ia a uma adequação curricular para que a criança pudesse crescer dentro dos seus limites de aprendizagem.

 

Autoria: Fabíola Alves (Técnica Superior de Educação)

Data: Fevereiro de 2007