Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação Individual da Acção - Multideficiência no Contexto Educativo

A formação on-line constitui uma abordagem inovadora no panorama educacional. Aprender pela Internet é um desafio com os olhos na educação do futuro numa sociedade moderna. A grande vantagem é a possibilidade de acesso sem limitações espácio-temporais como acontece no ensino presencial. Por outro lado podem aceder à construção do conhecimento um número muito superior de formandos.

 

Relativamente a temáticas relacionadas com problemáticas dos alunos com nee não existem, ou são em número muito reduzido, as acções de formação promovidas pelos Centros de Formação de Docentes porque os profissionais interessados são poucos. A formação on-line é assim uma forma de que estes professores não sejam penalizados e também possam aceder a formação na sua área sem terem que se deslocar , por vezes, centenas de quilómetros.

 

A Acção Multidificiência no Contexto Educativo – Comunicação Alternativa para o aluno Multidificiente através desta modalidade de formação permitiu-me aceder à informação quando estava mais disponível e receptiva para a processar, o que permitiu rentabilizar e potencializar todos os conteúdos transmitidos. Permitiu-me também efectuar formação na minha área que já não realizo a alguns anos por falta de oferta.

Os formadores atenderam a aspectos práticos com que me deparo na  prática lectiva diária com alunos multidificientes, o que foi muito enriquecedor. Tudo o que li fez sentido, fez-me reflectir, ajudou-me a planificar e a intervir, espero, com melhor qualidade para beneficio dos meus alunos.

 

Como aspecto menos positivo apenas senti falta de um espaço de discussão onde fosse possível colocar dúvidas.

 

Para quando outra acção de formação sobre outras temáticas relacionadas com alunos com nee?

 

Obrigada.

 

Isabel Brás (Educadora de Infância)

03/11/2006