Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação Individual da Acção nº5

Alunos com Síndrome de Lowe

 

Dá-se o nome de Síndrome a um conjunto de determinados sintomas, algumas vezes de causa desconhecida ou em estudo, que geralmente é classificado com o nome do cientista que o começou a estudar. Muitos dos síndromes são raros e pouco conhecidos.

O Síndrome de Lowe é um dos síndromes de baixa incidência mas que causa atraso no desenvolvimento global, provocando deficiências físicas, mentais e problemas de saúde.

Este Síndrome foi apresentado pelo Dr. Charles Lowe e é caracterizado por catarata congénita bilateral, nefropatia tubular e atraso mental. É hereditário e transmitido pela mãe aos filhos homens, as mulheres são apenas portadoras do gene.

Pessoalmente e ao longo de mais de uma década a trabalhar com crianças com NEE, nunca trabalhei com alunos com Síndrome de Lowe, embora já tivesse ouvido falar do mesmo.

Espero que esta acção seja uma mais valia, para um maior conhecimento acerca deste Síndrome, que me permita enriquecer conhecimentos e ainda ficar a dispor de material de consulta, a utilizar na minha prática profissional, caso venha a necessitar. 

 

Autoria: Anabela Lourenço (Educadora de Infância)

Data: Março de 2007