Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação Individual da Acção nº6

Optei por comentara a 1ª frase de Francisco F. Lemos,1999, porque acho que é por aqui que devemos começar, formando uma formação inicial para todos e não estruturando uma formação com um currículo específico para as pessoas com NEE, combatendo assim à partida, a exclusão das pessoas com NEE e promovendo assim a integração, ao haver uma formação capaz de abranger todos os alunos com ou sem NEE.
Uma sugestão seria, a mesma formação subdividida em diferentes grupos de nível, embora o grupo fosse heterogéneo seria possívela reestruturação do grupo, homogeneizando-os por níveis.
Este tipo de solução permitiria aos alunos de níveis primários, o apoio de técnicos de psicomotricidade, psicólogos, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, etc., por forma a alcançar os níveis seguintes, ao nível do desempenho.
Esta é uma medida susceptível de ser aplicada em qualquer escola, sem implicar custos ou recursos extra por parte da mesma, pois a formação já foi estruturada de início tendo em conta todas as populações.
Autoria: Carina Castro Lombo (Técnica Superior de Reabilitação Psicomotora)
Data: Abril de 2007