Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação Individual da Acção nº6

As escolas deveriam munir-se de recursos que permitissem uma formação
sustentada a todos os alunos incluindo aqueles que têm nee.”
(Francisco F. Lemos 1999)

 

Todos os jovens têm direito à educação. A escola de hoje não está preparada para munir os jovens com e sem NEE de saberes para os preparem para a vida activa.

Os jovens sem NEE, mais cedo ou mais tarde, com mais ou menos habilitações acabam por entrar no mercado de trabalho. A maior preocupação recai nos jovens com NEE, que pelas suas diversas limitações necessitam de um acompanhamento e encaminhamento mais específico.

Seria muito benéfico para todos, para toda a sociedade se a escola tivesse meios para poder dar aos alunos com NEE e sem NEE, num formato de inclusão, formação profissional específica, tendo em conta os seus interesses e capacidades.

Mas só a escola não irá resolver o problema de integração dos NEE na vida activa, uma vez que por vezes esta formação existe com partes práticas no exterior da escola, mas no final deste estágio os jovens não têm continuidade na sua actividade.

Esta integração total na vida adulta passa pela falta de incentivas e apoios às instituições particulares ou estatais, para poderem continuar com estes jovens no activo.

Quando todo este processo for natural, teremos uma sociedade muito melhor.

 

Autoria: Teresa Santos (Professora)

Data: Abril de 2007