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Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação Individual da Acção nº6

“As escolas deveriam munir-se de recursos que permitissem uma formação sustentada a todos os alunos incluindo aqueles que têm nee.”

Francisco F. Lemos, 1999

 

Todas as crianças são diferentes e algumas, na sua diferença, apresentam à escola desafios para os quais nem sempre esta encontra resposta dentro do seu espaço tradicional nem nos procedimentos que normalmente são eficazes para a generalidade da sua população escolar.

O aluno e a escola são o centro do modelo inclusivo. As possíveis respostas aos desafios lançados permitem que a escola se torne num ambiente de aprendizagem com que todos os alunos se podem identificar, por muito graves que sejam as suas necessidades educativas; é indispensável para garantir o direito de todos à educação, o direito à igualdade de oportunidades e o direito de todos à realização plena da sua cidadania, independentemente das limitações físicas ou psíquicas que possam apresentar. A transição para a vida activa é, para alguns destes alunos, um obstáculo muito difícil de vencer. À escola compete desenvolver todos os esforços para facilitar este processo, proporcionando oportunidades de formação que permitam optimizar as potencialidades destes alunos em actividades para as quais eles manifestem um interesse específico. No contacto com experiências reais de trabalho, bem como com o contexto físico e humano em que estas se desenvolvem, os alunos tomam consciência das suas capacidades e afirmam tendências vocacionais. Por outro lado, a aprendizagem de uma actividade de reconhecido valor social contribui para o reforço da sua auto-estima, para a afirmação no seu grupo social de referência e para a sua realização pessoal.

 

Autoria: Paulo Borges (Professor)

Data: Abril de 2007