Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação Individual da Acção - Equoterapia

“O cavalo é um animal que graças à sua cordialidade milenar pressupõe valências jamais discriminatórias e até terapêuticas.”

(Ana Marques Afonso 2005)

 

A relação cavalo/ser humano mostra-nos a ausência de preconceitos uma vez que, quando se demonstra ternura, o animal despreza qualquer “lesão” na aparência da criança ou adulto. Além disso, como um ser vivo, o cavalo tem as suas próprias reacções e pede compreensão, atenção e estima a quem o monta. A estimulação fornecida pelo animal pode também ser aumentada através do trabalho complementar com exercícios e propostas que levem a pessoa a procurar soluções criativas para o seu crescimento e desenvolvimento biopsicossocial.

Este tipo de terapia fornece benefícios em termos de bem-estar físico e emocional, podendo ser considerada como um conjunto de técnicas reeducativas que auxiliam na superação de danos sensoriais, motores, cognitivos e comportamentais. A equoterapia favorece a reintegração social através do contacto do indivíduo com outros pacientes, com toda a equipa (tratadores, terapeutas) e o animal, tornando-o mais próximo da sociedade na qual ele vive.

Autoria: Mafalda Valente

Data: Outubro de 2007