Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação Individual da Acção - Equoterapia

"Sobre o cavalo, a criança pode transmitir o próprio mundo afectivo, a própria imaginação, os próprios sonhos..."

(Daniele Citterio, 1998)

 

O cavalo é um ser vivo com vontades e iniciativa, penso que este factor é o que mais cativa o aluno, o facto de conseguir dominar, controlar e de certa forma prever os comportamentos de um ser vivo, o que não se passa tão linearmente quando falamos da relação com outro ser humano. A Perturbação do Espectro do Autismo sendo uma perturbação do desenvolvimento onde as principais características são a dificuldade na comunicação, na interacção e na imaginação e a necessidade de uma vida previsível e ritualista penso que a interacção com o cavalo fará com que o aluno possa mostrar antes, durante e depois da actividade os seus sentimentos e desejos, mas também alunar comportamento indesejados. Deste modo, atrever-me-ia a acrescentar à frase citada com toda a segurança "Sobre o cavalo, a criança e os adultos …”.

 

Autoria: Natália Correia (Professora)

Data: Outubro de 2007