Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação Individual da Acção - Educação Sexual

A Educação sexual tem um papel importante na formação de cada indivíduo, na medida em que contribui para uma vivência mais informada e mais responsável da sexualidade. Quando falamos em crianças com deficiências, a educação sexual continua a ser de extrema importância, pois “o deficiente mental, como qualquer ser humano tem necessidade de expressar os seus sentimentos de uma forma própria”.

Segundo o Ministério da Saúde, a Educação sexual nas escolas assenta em quatro vectores fundamentais: formação dos agentes educativos, abordagem pedagógica de temas da sexualidade humana, apoio às famílias na educação sexual das crianças e jovens e estabelecimento de mecanismos de apoio individualizado e específico às crianças e jovens que dele necessitarem.

Como professora, confesso que todas estas questões são muito importantes. No entanto, nas nossas escolas ainda há muita falta de informação e, principalmente, de formação por parte dos educadores/professores. Na minha opinião, para uma intervenção mais eficaz deveria haver uma maior parceria entre profissionais de saúde e profissionais de educação. Relativamente às famílias, este tema ainda suscita muitas inseguranças apoiadas em preconceitos e discriminações quando existe algum tipo de abordagem nesta área.

Como responsáveis e intervenientes neste processo, cabe-nos a nós estabelecer parcerias de forma a superar e possibilitar a intervenção nesta área.

 

Autoria: Sofia Narciso (professora)

Data: Novembro de 2007