Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação Final da Acção - Multideficiência no Contexto Educativo

A escola inclusiva e a multideficiência

 

O princípio da inclusão engloba as situações de alunos multideficientes, para os quais pode não ser adequado frequentar a sala de aula do ensino regular, mas apenas a mesma escola, estando prevista nesta situação, a criação de unidades especializadas dentro das escolas. A frequência destas unidades só se recomenda se estiver comprovado que é o melhor para atender às necessidades educacionais e sociais e ao bem-estar do aluno ou dos outros alunos, tal como consta na Declaração de Salamanca.

A inclusão de alunos multideficientes nas escolas de ensino regular, coloca aos docentes grandes desafios e dificuldades, não só em consequência das suas características e necessidades mas também devido à falta ou escassa reestruturação destas escolas, em especial da formação de professores.

Para estes alunos, a escola deve ser um local que lhes permita uma efectiva aprendizagem de conteúdo úteis, cuja, principal prioridade seja a preparação para uma vida futura com qualidade, devendo para tal, ser implementado um modelo funcional de abordagem do ensino em que se privilegiam áreas funcionais como a autonomia, a comunicação e a socialização.

 

Autoria: Ana Neves (Educadora de Infância)

Data: Novembro de 2007