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Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação Final da Acção - Multideficiência no Contexto Educativo

A realidade dos multideficientes é bastante complicada. As barreiras na inclusão educacional e na participação social são muitas e variadas.

Vão desde as dificuldades próprias da condição de deficiente até à carência de políticas públicas concretas e inteligentes. Em muitas situações, a negligência da família e de alguma parte do poder público, levam ao abandono total.

Também o preconceito, algo inerente ao ser humano, tem um papel negativo nestes casos, negando completamente os seus direitos e bloqueando, com essa atitude, a reivindicação desses mesmos direitos, impedindo o seu crescimento com autonomia e liberdade.

Os que sabem comunicar e têm acesso a uma educação aplicada às suas necessidades, são mais facilmente incluídos na sociedade.

As suas principais reivindicações dizem respeito á educação, o acesso à informação e á comunicação, o ingresso no mercado de trabalho, e qualidade na área da saúde.

 

Autoria: Mafalda Valente (Estudante)

Data: Novembro de 2007