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Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação Final da Acção - Multideficiência no Contexto Educativo

Adequar o ensino a alunos com multideficiência, a frequentarem escolas de ensino regular, é um desafio para todos os técnicos que trabalham numa Escola. A especificidade das necessidades educativas destes alunos requer não só a adaptação de estratégias, conteúdos e materiais, mas ainda o apoio de técnicos especializados que saibam identificar e suprir as suas necessidades.

De facto, nesta situação mais do que noutras, cabe ao professor do ensino regular adaptar-se, de forma a proporcionar ao aluno um ambiente de aprendizagem seguro, estimulante, motivador e adequado às suas competências (reais e potenciais).

Um segundo desafio que estes alunos colocam à Escola é a promoção da sua plena inclusão; trabalhar a sua adaptação ao contexto e sensibilizar a comunidade educativa para as suas necessidades é por vezes um trabalho moroso – que passa necessariamente por uma mudança de comportamentos e atitudes que consiste em tornar a Escola, enquanto comunidade, num espaço onde predominem valores como a tolerância, respeito pela diferença e sua aceitação plena.

Finalmente, um terceiro desafio que estes alunos colocam é o imperativo de abrir a Escola a outros contextos que tradicionalmente não intervêm (pelo menos directamente) nas aprendizagens escolares: a família e a comunidade são contextos de aprendizagem fulcrais para estes alunos, não só por proporcionarem experiências funcionais em contexto real mas também porque, terminado o percurso escolar do aluno, é nestes dois espaços que o jovem estará inserido.

 

Autoria: Cristina Sena Neves (Psicóloga)

Data: Novembro de 2007