Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação Final da Acção - PCT vs Adapatações Curriculares

Gestão Flexível do Currículo

 

Segundo o despacho 9590/99 de 14 de Maio, a escola tem a possibilidade de” organizar e gerir autonomamente o processo de ensino-aprendizagem. Tomando como referência os saberes e as competências nucleares a desenvolver pelos alunos no final de cada ciclo e no final da escolaridade básica. Adequando-o às necessidades diferenciadas de cada contexto escolar”.

Os docentes interpretam de maneira diferente os currículos, não só para cumprir os programas mas também para levar os alunos a entenderem os mesmos.

Um currículo aberto e flexível, facilita a inclusão, pois é a partir deste que se irá fazer a diferenciação curricular.

Importante na educação inclusiva é a focalização do currículo comum. O professor deverá sempre ter uma expectativa de sucesso diante um aluno com necessidades educativas especiais. Ou seja, que este aluno também irá conseguir atingir o currículo comum. Se tal não se verificar, aí sim, deverá existir uma adaptação do currículo. Há que adaptar a sala, as estratégias, a organização do tempo...para que se possa ensinar de uma outra forma que vá de encontro ás necessidades do aluno.

Contudo, ainda existem docentes que nas suas práticas, adaptam conteúdos em vez de introduzirem conteúdos intermédios que permitam alcançar os conteúdos do currículo comum. Cortar com conteúdos não favorece o desenvolvimento dos alunos com necessidades educativas especiais. Não é através do facilitismo que se consegue colocar os alunos com necessidades educativas especiais a terem um desempenho escolar que lhes permita funcionar com o mundo.

Autoria: Ana Neves (Educadora de Infância)

Data: Novembro de 2007