Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação Individual da Acção - Deficiência Mental

"O conceito de deficiência não pode ser confundido com o de incapacidade, palavra que é uma tradução, também histórica, do termo "handicap"."

(Romeu Kazumi Sassaki)

 

Segundo a organização mundial de saúde, deficiência é o substantivo atribuido a toda a perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatómica. A incapacidade e a deficiência, no contexto da saúde e da doença, devem ser entendidas como limitações pessoais e nunca como imposições sociais.

 

Deficiência, Incapacidade ou Desvantagem

De acordo com a OMS, distinguem-se estes 3 conceitos, que devem ser integrados e considerados no contexto das consequências da doença:

Deficiência: No domínio da saúde, deficiência representa qualquer perda ou anormalidade da estrutura ou da função psicológica, fisiológica ou anatómica.

Incapacidade: No domínio da saúde, incapacidade corresponde a qualquer redução ou falta de capacidades para exercer uma actividade de forma, ou dentro dos limites considerados normais para o ser humano.

Desvantagem: No domínio da saúde, desvantagem representa um impedimento sofrido por um indivíduo, resultante de uma deficiência ou incapacidade, que lhe limita ou impede o desempenho de uma actividade considerada normal.

Autoria: Joaquina Jacinto (Professora)

Data: Março de 2008