Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação Individual da Acção - Autismo

Autismo

 

  • Síndrome precoce de tipo ou de aparência psicótica.

 

Caracterização:

 

Ø       Dificuldades graves na comunicação inter-individual

 

Ø       Desejo obsessivo de manter-se em isolamento

 

 

Ø       Linguagem:

v      não se desenvolve convenientemente podendo verificar-se ecolália e mais frequente mutismo

v       sensivelmente só 50% estabelece e utiliza a linguagem como comunicação

v      incompreensão da linguagem falada

 

Ø       Visão:

v      Essencialmente periférica, imprecisa para detalhes mas muito sensível ao movimento

v      olhar rápido ( esforço para ver melhor)

v      vê melhor com o objecto em movimento : a alteração perceptiva consiste na dificuldade de interpretação de informação visual proveniente da parte central da retina.

Ø       Audição:

v      manifestação de sofrimento causado por ruídos intensos

v      prazer e interesse pela audição de pequenos ruídos

 

Ø       Integração perceptiva:

v      utilizam sobretudo a sensibilidade táctil, o paladar e o olfacto

v      não utilizam convenientemente dados receptores à distância (auditiva e visual).

 

Ø       Percepção: alterações graves em quase todos os casos. Evidenciam-se como mais persistentes as “auditivas”

 

Ø       Generalização: dificuldades e perturbações

 

 

Ø       Memória:

v      Óptimas faculdades de memorização

v      Memória fotográfica

v      Perturbações de memória relacionadas com deficiência na categorização e codificação de informação auditiva, essencialmente memória  verbal.

 

 

Autoria: Ana Neves (Ed. Infância)

Data: Março de 2008