Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação Individual da Acção - Autismo

O B. é um jovem de 15 anos que apresenta uma perturbação do espectro do autismo. Frequenta a escola onde tem tido um desempenho positivo, revelando boas capacidades ao nível do cálculo mental. Todavia, apresenta grandes limitações ao nível da autonomia pessoal e social em parte resultante do “isolamento” familiar. Esta situação é difícil de ultrapassar na medida em que não se pode de um dia para o outro alterar atitudes e comportamentos o que leva à questão essencial de se trabalhar com as famílias das crianças com necessidades especiais o mais precocemente possível, orientando-as, esclarecendo-as, apoiando-as. No caso concreto também vem ao de cima a insuficiente rede de apoio social na comunidade junto da família, havendo ainda um longo caminho a percorrer. Daí que seja urgente desenvolver formas de acompanhamento efectivas junto da família na comunidade, ideia esta que deverá estar presente em todos os intervenientes: técnicos de saúde, autarquia, escola, associações e outros.

 

Autoria: Anabela Leite (Professora)

Data: Abril de 2008