Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação Individual da Acção - Autismo

Trabalhar numa escola de ensino regular, em particular dos Serviços Especializados de Apoio Educativo, permite ir contactando com uma infinidade de patologias e necessidades educativas. Entre elas, o autismo e suas variantes mais ligeiras (a síndrome de Asperger) apresentam-se como um desafio e uma experiência extremamente enriquecedora. Um desafio, porque ajudar uma criança ou jovem a ultrapassar as limitações que a sua condição autista impõe requer muito tempo, persistência e conhecimento. Mas um desafio que é, ao mesmo tempo, muito aliciante e compensador pois estas crianças são muito ricas em ensinamentos – ajudam-nos a relativizar, a saber dar tempo ao tempo e a esperar, a valorizar diferentes formas de comunicação e a congratularmo-nos com os pequenos êxitos! E essa aprendizagem é extensível aos próprios colegas, que conseguem ir descobrindo formas alternativas de interagir e provocar comunicação…

Cristina Sena Neves (Psicóloga)

 

2 comentários

Comentar post