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Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Acção de Formação on line

Designação

“A importância das actividades aquáticas para as crianças e jovens com nee”

 

Destinatários

Esta acção de Formação/Sensibilização destina-se a Professores, Educadores, Psicólogos, Técnicos de Educação Especial, Encarregados de Educação, Terapeutas, Estudantes, Auxiliares da Acção Educativa e Comunidade em geral.

 

Apresentação

A água é um meio maravilhoso para realizar exercícios e oferece oportunidades estimulantes para os movimentos que não estão dentro dos programas tradicionais de exercícios em solo.

A prática da natação ou de actividades aquáticas melhora a capacidade cardiovascular, respiratória, o tónus, a coordenação, o equilíbrio, a agilidade, a força, a velocidade, desenvolve habilidades psicomotoras como a lateralidade, as percepções táctil, auditiva e visual, as noções espacial, temporal e de ritmo, a sociabilidade e a autoconfiança.

A natação é um desporto que pode fazer parte da vida da criança logo nos primeiros meses. Deve ser praticada de forma lúdica e recreativa, sem compromisso com as técnicas, para que haja uma adaptação ao meio aquático. Este desporto contribui para desenvolvimento do ser humano integral, nos aspectos cognitivo, emocional e social. Na natação, a criança pode experimentar os movimentos novos que aprende sem traumas de uma queda como: rolar, movimentar pernas e braços – para além disto, a água morna é um aconchegante.

 

Programa da Acção

 

1ªPARTE

 

Módulo I – Introdução

 

- Acto ou desporto de nadar; Depoimento.

Módulo II – Avaliação

- Cada formando deverá efectuar um pequeno texto, onde apresente algumas propostas de actividades ou de exercícios (relacionados com o meio aquático) para crianças/jovens com Necessidades Educativas Especiais.

 

2ª PARTE

Módulo III – Terapia pela água

- Terapia pela água; Água fria; Hidroterapia.

Módulo IV – Pressupostos teóricos

- Pressupostos teóricos das habilidades motoras aquáticas básicas para crianças com necessidades educativas especiais; As habilidades motoras aquáticas.

Módulo V – Sequência metodológica

- Sequência metodológica de exercícios básicos/introdutórios para alunos com necessidades educativas especiais.

 

Módulo VI – Efeitos benéficos das actividades aquáticas

- Efeitos benéficos das actividades aquáticas para as crianças/jovens portadores de deficiência; Abordagem histórica; Pertinência; Benefícios fisiológicos, psicossociais, cognitivos, terapêuticos; Conclusões.

 

Módulo VII – Benefícios da natação para
alunos com lesão medular

- Lesão medular; Objectivos de um Programa de Natação Adaptada; Benefícios da prática da natação aos portadores de lesão medular.

Módulo VIII – PowerPoint

- PowerPoint intitulado “Hidroterapia”.

Corpo Docente

Ana Duarte (Técnica Superior de Educação);

Nuno Mendonça (Professor);

Paula Castro (Fisioterapeuta);

Pedro Santos (Professor);

Rafael Matos (Professor).

 

Parceria

Esta acção é da responsabilidade da Associação Portuguesa de Investigação Educacional e resulta de mais uma parceria com a CRUA – Clube da Rua.

 

 


Inicio e Duração

A Acção de Formação/Sensibilização decorrerá no mês de Maio.

Inscrição

Para se inscrever na Acção de Formação/Sensibilização, basta enviar para edif@sapo.pt os seguintes elementos:

 

-Nome Completo;

-Zona de Residência;

-Endereço Electrónico;

-Profissão.

 

Informações

Para mais informações contacte a Associação Portuguesa de Investigação Educacional para:

 

edif@sapo.pt