Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Acção de Formação on line

Designação

Equoterapia como Terapia Alternativa – Um método terapêutico alternativo que revela a importância da interacção entre o cavalo e o homem.

 

Destinatários

Esta acção de Formação/Sensibilização destina-se a Professores, Educadores, Psicólogos, Técnicos de Educação Especial, Encarregados de Educação, Terapeutas, Estudantes, Auxiliares da Acção Educativa e Comunidade em geral.

 

Apresentação

Tendo em conta em que consiste a problemática referente á Perturbação do Desenvolvimento Autistíca bem como, a procura de uma terapia e método terapêutico eficaz para a melhoria de vida destes indivíduos, considerou-se a Equoterapia como terapia alternativa e, realizou-se um estudo científico teórico e prático, onde se pretende esclarecer/provar se este mesmo método terapêutico será eficaz ou não para o aumento e melhoria das capacidades gerais de crianças autistas, com idades compreendidas entre os 10 e os 11 anos de idade.

Assim, nesta acção de formação, para além da apresentação do mesmo estudo, poderão constatar-se toda a metodologia, participantes seleccionados, instrumentos de avaliação utilizados (e sua descrição), técnicas estatísticas utilizadas, procedimento, resultados, discussão de resultados, conclusões e limites de estudo.

 

 

 

 

Programa da Acção

 

1ªPARTE

 

Módulo I – Abordagem Temática

 

- Introdução; Breve Abordagem à Equoterapia; A Equoterapia como Terapia para o Autismo.

Módulo II – Avaliação

- Cada formando deverá escolher uma de três frases apresentadas e efectuar um pequeno comentário para posterior publicação no blog.

2ª PARTE

Módulo III – A Equoterapia

- Definição e História da Equoterapia; As Sessões de Equoterapia; Programa de Sessões; Vantagens da Prática; Objectivos a Atingir; Indicações e Contra-Indicações da Prática; Características do Cavalo e Equipamento a Utilizar nas Sessões de Equoterapia.

Módulo IV – A Utilização da Equoterapia nas crianças e jovens com autismo

- Equoterapia e Crianças Autistas; Fases de Trabalho; Conselhos Úteis para o Trabalho com Autistas.

Módulo V – Estudo acerca da Utilização da Equoterapia com Crianças Autistas

 

- Trabalho de investigação que visa comprovar a eficácia da Equoterapia como método terapêutico ao nível das competências gerais em crianças autistas.

 

Módulo VI – Compilação de Artigos e Bibliografia Recomendada e Sites de Interesse

- Artigos acerca da temática (43 artigos); Bibliografia Recomendada e Sites de Interesse (242 páginas).

Módulo VII – PowerPoint Resumo I

- PowerPoint acerca da Equoterapia

Módulo VIII – PowerPoint Resumo II

- PowerPoint acerca da Equoterapia

Corpo Docente

- Ana Duarte (Técnica Superior de Educação);

- Ana Marisa Brito (Psicóloga);

- Alberto Marques (Monitor de Equitação);

- António Araújo (Professor);

- José Santos (Professor).

 

Parceria

Esta acção é da responsabilidade da Associação Portuguesa de Investigação Educacional e resulta de mais uma parceria com a ALETAA – Associação Lusitana de Equoterapia e Terapia Assistida por Animais.


Inicio e Duração

A Acção de Formação/Sensibilização decorrerá no mês de Maio.

Inscrição

Para se inscrever na Acção de Formação/Sensibilização, basta enviar para edif@sapo.pt os seguintes elementos:

 

-Nome Completo;

-Zona de Residência;

-Endereço Electrónico;

-Profissão.

 

Informações

Para mais informações contacte a Associação Portuguesa de Investigação Educacional para:

 

edif@sapo.pt