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Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Acção de Formação on line

Designação

“A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais”

 

Destinatários

Esta acção de Formação/Sensibilização destina-se a Professores, Educadores, Psicólogos, Técnicos de Educação Especial, Encarregados de Educação, Terapeutas, Estudantes, Auxiliares da Acção Educativa e Comunidade em geral.

 

Apresentação

Todos estamos de acordo com o princípio da não discriminação. Mas, desde quando se viu eliminar a discriminação com medidas elas próprias discriminatórias?

Que hipótese terá uma criança ou jovem de uma adequada integração/inclusão social, se numa parte tão sensível e determinante da sua vida - O processo educativo escolar - recebeu uma educação segregada? Ou seja, como pode a segregação/exclusão preparar para a integração/inclusão?

Quem não concorda com uma cultura de direitos oposta a uma cultura de beneficência? Mas que cultura de direitos pode ser aquela que começa por negar um direito humano fundamental: o direito à educação para todos numa escola pública, democrática, de qualidade e inclusiva?

 

 

 

 

Programa da Acção

 

1ªPARTE

 

Módulo I – Introdução ao tema

- A escola inclusiva.

Módulo II – Avaliação

- Realização de uma pequena reflexão.

2ª PARTE

Módulo III – Abordagem histórica

- A escola segregadora e escola inclusiva ao longo dos tempos.

Módulo IV – Critérios de êxito

- A inclusão escolar; Suportes: emocional, social, institucional; Cooperação entre alunos e professores; Organização da sala de aula; Contextualização das aprendizagens.

Módulo V – Depoimento real

- A chegada de uma criança especial na família; Decepção; Informações gerais.

Módulo VI – Documentação de suporte

- CIF – Classificação internacional de funcionalidade; Decreto-lei 3/2008.

Módulo VII – PowerPoint

- PowerPoint acerca da aplicação da CIF.

Módulo VIII – Estudo de caso utilizando a CIF

- Descrição; Actividades e participação; Roteiro de avaliação; Equipa; Avaliação; Funções do corpo; Factores ambientais.

Módulo IX – Acta da Cimeira Virtual 2008 da apie

- Artigos e links (70 páginas) publicados na I CIMEIRA VIRTUAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL 2008, organizada pela apie, onde participaram diversas entidades, alunos, técnicos e encarregados de educação de países como: Portugal, Espanha, Brasil, África do Sul, EUA, Canadá, Chile, Guiné-bissau, entre outros.

Módulo X – Projectos

- 7 Projectos em PowerPoint relacionados com a inclusão.

Módulo XI – Necessidades educativas especiais

- Artigo acerca das necessidades educativas especiais.

Corpo Docente

- Albertina Madeira (Psicóloga);

- Carla Pimenta (Psicólogo);

- Célia Silva (Educadora);

- Pedro Santos (Professor);

- Rosa Fortunato (Professora).

 

Parceria

Esta acção é da responsabilidade da Associação Portuguesa de Investigação Educacional e resulta de mais uma parceria com o CECOM – Centro de Estudos e Competências Mundiais.



 

Inicio e Duração

A Acção de Formação/Sensibilização decorrerá no mês de Maio.

Inscrição

Para se inscrever na Acção de Formação/Sensibilização, basta enviar para edif@sapo.pt os seguintes elementos:

 

-Nome Completo;

-Zona de Residência;

-Endereço Electrónico;

-Indicar em que partes da acção se pretende inscrever (somente na 1ª ou em ambas as partes);

-Profissão.

 

Informações

 

Para mais informações contacte a Associação Portuguesa de Investigação Educacional para:

 

edif@sapo.pt