Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação Final da Acção - A importância das actividades aquáticas para as crianças e jovens com nee

Uma actividade efectuada na posição de "bastão" vertical e requerendo controle da cabeça pode ser desenvolvida da seguinte maneira.

 

Objectivo: Controle da cabeça

Apreciação: A água tem peso

Formação: em circulo, o nadador e o técnico alternadamente, todos segurando as mãos e voltados para dentro.

Instrução: caminhar em circulo para o lado dando um passo e levando o outro pé para junto do primeiro inclinar-se e empurrar de encontro á água, quando chegar próximo da face e soprar.

 

Os pontos a observar são que a cabeça esteja inclinada na direcção em que o circulo esta se movendo e que ela seja mantida em tal posição que os pés permaneçam em contacto com o chão da piscina e não se elevem para a frente ou para trás e que os és não se cruzem.

 

Objectivo: Controle da cabeça

Apreciação: A água tem peso

Formação: em circulo, o nadador e o técnico alternadamente, todos segurando as mãos e voltados para dentro.

Instrução: caminhar para o lado, no sentido do relógio; quando a palavra "mudar" é dita, deve-se alterar a direcção, andar na direcção inversa.

 

Uma vez que esteja o círculo em movimento e a água esteja em turbulência, o comando "mudar é dado para assegurar que o nadador trabalhe com a sua cabeça e tronco para mover-se na direcção inversa.

 

Objectivo: Controle da cabeça

Apreciação: A água tem peso

Formação: em circulo, o nadador e o técnico alternadamente, todos segurando as mãos e voltados para dentro.

Instrução: Caminhar em circulo para o lado dando pasos no ritmo de uma canção ou versos. A canção deve continuar e o ritmo deve ser mantido quando a direcção é trocada.

 

O ponto a observar é que o controlo da cabeça é exercido subconscientemente.

 

Mafalda Silva (Técnica Superior de Educação Especial)