Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Divulgação de Acção de Formação/Sensibilização (gratuíta)

Acção de Formação/Sensibilização nº2

 

Designação

 

A Deficiência Mental “Níveis e Tipos”

 

Destinatários

 

Esta acção de Formação/Sensibilização destina-se a Professores, Educadores, Psicólogos, Técnicos de Educação Especial, Encarregados de Educação, Terapeutas, Estudantes, Auxiliares da Acção Educativa e Comunidade em geral.

 

Apresentação

 

A escola do ensino regular abarca uma diversidade de alunos que devido às suas características heterogéneas dificultam o, já por si, difícil processo de ensino/aprendizagem. Não obstante, a diferenciação pedagógica a par da individualidade que tem o Projecto Curricular de Turma, assim se pretende, deverão constituir-se como factores facilitadores quer do processo de ensino/aprendizagem, quer da integração e, consequentemente, da inclusão da criança diferente.

 

Numa altura em que, cada vez mais, se fala em escola inclusiva, é imperioso que esta instituição, na pessoa do professor e dos demais funcionários, esteja preparada para trabalhar com a diversidade de alunos que a frequentam. É necessária uma mudança ao nível de mentalidades no que concerne à comunidade escolar mas também à comunidade em geral. Como tal, é fundamental que se aposte na formação dos professores e dos demais funcionários/técnicos que participam no processo educativo da criança/jovem, especialmente quando se trata de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE).

 

Dentro do grupo de alunos com NEE incluem-se os alunos com deficiência mental, aos quais nos reportaremos ao longo da acção. Estas crianças apresentam determinadas características e, na maioria das vezes, dificuldades cognitivas que influenciam e, ao mesmo tempo, podem prejudicar a sua aprendizagem. Para além destas dificuldades estes alunos poderão apresentar problemas ao nível da autonomia pessoal e social, comunicação, relações sócio-afectivas, entre outros. Ao longo da acção, acerca desta problemática, que nos propusemos fazer, iremos não só especificar algumas dessas características e dificuldades mas também tentar apresentar algumas estratégias de actuação, que se devidamente adequadas, poderão ser um contributo para melhorar o trabalho com estas crianças e ajudar o professor na sua prática pedagógica.

 

Programa da Acção

 

 1ªPARTE

 

Módulo I – Exploração de conceitos

 

- Introdução;

- Deficiência Mental;

- Inteligência;

- Quociente de Inteligência.

Módulo II – Níveis e tipos

- Caracterização dos vários níveis de deficiência mental;

- Características evolutivas do deficiente mental.

Módulo III – Avaliação

- Avaliação da acção.

2ª PARTE

Módulo IV – O papel do professor/educador no desenvolvimento de programas para crianças deficientes mentais

- Etapas educativas;

- Diagnóstico e sistemas de apoio;

- Intervenção pedagógica.

Módulo V – Considerações finais

- Considerações finais;

- Sugestões bibliográficas.

Módulo VI – Compilação de textos

- Compilação de textos (101 páginas) acerca da temática - deficiência mental – em vários âmbitos, como: sexualidade, carta de direitos, escola, família, entre outros.

Módulo VII – PowerPoint

- PowerPoint resumo intitulado - A deficiência mental “Níveis e tipos”.

Corpo Docente

 

- Alfredo António (Psicólogo);

- António Araújo (Professor);

- José Santos (Professor);

- Marisa Brito (Psicóloga);

- Marta Braga (Educadora);

 

Parceria

 

Esta acção é da responsabilidade da Associação Portuguesa de Investigação Educacional e resulta de mais uma parceria com o CECOM – Centro de Estudos e Competências Mundiais.


Inicio e Duração

 

A Acção de Formação/Sensibilização decorrerá no mês de Janeiro.

Inscrição

 

Para se inscrever na Acção de Formação/Sensibilização, basta enviar para edif@sapo.pt os seguintes elementos:

 

-Nome Completo;

-Zona de Residência;

-Endereço Electrónico;

-Profissão.

 

Informações

 

Para mais informações contacte a Associação Portuguesa de Investigação Educacional para:

 

edif@sapo.pt