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Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Divulgação de Acção de Formação/Sensibilização (gratuíta)

Acção de Formação/Sensibilização nº3

 

Designação

 

Projecto Curricular de Turma versus Adaptações Curriculares 

Destinatários

 

Esta acção de Formação/Sensibilização destina-se a Professores e a Educadores.

 

Apresentação

 

Todas as crianças com NEE’s “têm direito à educação pública gratuita, a qual se deve revelar adequada às suas necessidades educativas e deve ter lugar no meio menos restritivo possível” (Nielsen, 1999:15).

São inúmeras as instituições governamentais que manifestam preocupação com as crianças portadoras de NEE’s, independentemente do maior ou menor grau de severidade que estas apresentam. Desta forma, desde crianças com graves deficiências até às crianças com dificuldades de aprendizagem, todas são actualmente incluídas no ensino regular cabendo ao professor de cada turma responder a essas mesmas crianças e às suas necessidades específicas.

Apesar de existir um serviço de educação especial, que paralelamente trabalha com o ensino regular, é imprescindível que o professor titular de turma adeqúe as suas práticas à realidade da turma que lhe é atribuída. É na sequência desta premissa que o professor ao definir as orientações gerais do seu PCT tem de, à partida, definir estratégias e metodologias de trabalho que contribuam quer para a inclusão quer para o sucesso educativo da turma na sua totalidade e não na particularidade de alguns alunos em detrimento de outros que pelas suas características são excluídos das aprendizagens.

 

 

 

 1ªPARTE

 

Módulo I – Introdução:

- Introdução;

- Adaptações Curriculares;

- Conceito;

- Currículo regular e currículo especial.

Módulo II – Adaptações Curriculares:

- Âmbito e tipo de adaptações curriculares;

- Organização do processo de ensino/aprendizagem;

- Legislação e adaptações curriculares.

Módulo III Projecto curricular de Turma:

- Introdução;

- Caracterização da Turma;

- Desenvolvimento da Acção Educativa;

- Formas e estratégias de avaliação;

- Cooperação com a comunidade educativa.

Módulo IV – Avaliação:

- Elaboração de um pequeno comentário acerca de uma temática sugerida.

2ª PARTE

Módulo V O PCT e as adaptações curriculares:

- O Projecto Curricular de Turma e o seu enquadramento no Sistema Educativo Nacional e no Processo de Ensino – Aprendizagem;

- Da necessidade de compreensão dos conceitos à formalização do PCT;

- O PCT e as competências;

- O PCT e a diferenciação pedagógica;

- O PCT e a adequação curricular;

- O PCT e a gestão flexível;

- O PCT e as áreas curriculares disciplinares e não disciplinares;

- Possíveis materiais a integrar no PCT;

- Casos específicos.

Módulo VI – Considerações Finais:

- Considerações Finais;

- Conclusão;

- Referências Bibliográficas.

Módulo VII – Anexos:

- 12 anexos de documentos a utilizar no processo ensino-aprendizagem (53 páginas).

Módulo VIII – PowerPoint Resumo:

- PowerPoint resumo intitulado: O PCT versus Adaptações Curriculares.

Módulo IX –PowerPoint

- PowerPoint intitulado: Adaptações Curriculares.

Corpo Docente

 

- Alda Correia (Professora);

- António Araújo (Professor);

- Arsénio Lopes (Professor);

- José Santos (Professor);

- Marisa Brito (Psicóloga);

- Marta Braga (Educadora).


Inicio e Duração

 

A Acção de Formação/Sensibilização decorrerá no mês de Janeiro.

Inscrição

 

Para se inscrever na Acção de Formação/Sensibilização, basta enviar para edif@sapo.pt os seguintes elementos:

 

-Nome Completo;

-Zona de Residência;

-Endereço Electrónico;

-Profissão.

 

Informações

 

Para mais informações contacte a Associação Portuguesa de Investigação Educacional para:

 

edif@sapo.pt