Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação da acção - Inclusão de alunos com nee

A Escola inclusiva é feita tanto pelos alunos que se encontram em situações problemáticas como pelos que de momento não vivenciam essas situações. Por um lado é necessário que quem possui situações problemáticas, deseje e se esforce por as ultrapassar, tanto quanto possível, por outro, todos os outros alunos têm de ter vontade de ajudar os outros. Existem benefícios e perdas para todos os alunos, no entanto o resultado final é positivo para ambas as partes.

Não nos podemos esquecer que para a escola ser inclusiva é necessário uma boa prática dos professores, dos pais e do governo.

É objectivo da escola inclusiva que todos os alunos aprendam participando, isto é, façam uma aprendizagem activa e significativa. É necessário que estes sintam que pertencem à escola, à turma, como tal o ensino deve-se adaptar às necessidades dos alunos, e não são os alunos que se têm de adaptar às normas pré-estabelecidas.

Na escola inclusiva é necessário existir uma educação inclusiva e para que tal aconteça tem de se encarar a heterogeneidade não como um problema mas como um desafio para os profissionais de educação, e estes deveriam ter formação nesta área de modo a saberem quais as melhores formas/estratégias de trabalhar.

Cabe-nos a todos nós lutar para que sejamos profissionais mais competentes e mais capazes, não basta colocar os alunos com necessidades nas turmas regulares, é preciso profissionais competentes e acima de tudo pensar sempre em primeiro lugar no que é melhor para a criança.

Cristina Grazina (Estudante)