Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação da acção - Inclusão de alunos com nee

Equipa Multidisciplinar

 

Sempre que se pretende integrar uma criança com necessidades educativas especiais (nee) numa escola regular, é imprescindível que a escola tenha as condições necessárias para tal integração, caso contrário, esta integração pode levantar graves problemas para a criança. Deste modo, o indicado é que exista uma equipa multidisciplinar que se ocupe da criança com nee.

O objectivo da equipa multidisciplinar passa pela resposta global para os problemas educativos, psicológicos, sociais e médicos da criança com nee. Está implicado nesta equipa uma pluralidade de formações e funções em que cada elemento assume uma responsabilidade claramente definida e reconhece o quão importante são as interacções com os outros elementos da equipa na avaliação da criança e planificação da intervenção para que possam ser satisfeitas as suas necessidades educativas. É partindo de um processo sistematizado e exaustivo de recolha de informação por parte de cada elemento da equipa e da análise e cruzamento dos dados resultantes da recolha, que se planificam intervenções eficazes.

É importante referir que, a composição de uma equipa multidisciplinar não é rígida nem estática, deve sim ser adequada de acordo com a problemática e as necessidades da criança.

Inês Santana (Psicóloga)