Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação da acção - Autismo (...)

Aventura à descoberta do mundo do autismo

 

“Todos nós precisamos de uma sociedade acolhedora, uma sociedade que se movimente no sentido de garantir a plena cidadania às pessoas com Autismo, fomentando e apreciando as suas competências, aceitando a sua diversidade e promovendo o seu bem estar e contribuindo positivamente para o mundo que todos partilhamos” (I.A. Autism-Europe)

 

O autismo é uma forma diferente de ver o mundo, no entanto, existem múltiplas variações de autistas, desde os que rejeitam qualquer contacto humano, aos que anseiam atenção e carinho, mas não conseguem ultrapassar a barreira das diferenças de comunicação que usamos. Importa por este motivo, sensibilizar a sociedade em geral, de modo a contribuir para a inclusão escolar e social das crianças com autismo, focando as suas potencialidades, que em algumas áreas superam o êxito alcançado pelos cidadãos ditos “normais”.

Em 2004 li uma extraordinária obra, a qual recomendo, The Curious Incident of The Dog In The Night-Time, de Mark Haddon editado em Portugal com o título O Estranho Caso do Cão Morto, que narra a aventura na primeira pessoa, de um jovem autista de 15 anos, chamado Christopher Boone. Christopher vive submerso no seu mundo: sabe o nome de todos os países, e capitais, todos os números primos até 7057; não suporta ser tocado; e dá-se bem com os animais. Quando encontra o cão do vizinho, morto no jardim, torna-se no detective que vai desvendar o misterioso crime.

O autor, que em tempos deu aulas a jovens autistas, introduz o leitor na mente de um autista e do seu olhar sobre o mundo caótico dos adultos, ajudando assim a divulgar o mundo em que vivem os autistas.

Mara Mota (Técnica Superior de Educação)