Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação da acção - Autismo (...)

O autismo é uma desordem neurobiológica do desenvolvimento caracterizado por dificuldades em várias áreas: comunicação, interacção social, funcionamento cognitivo, processamento sensorial e comportamental.  O Autismo visto como um continuum que vai do grau leve ao severo. Existe uma grande associação entre autismo e défice cognitivo, desde o leve até ao severo, sendo que a gravidade do défice cognitivo não está necessariamente associada à gravidade do autismo. A palavra autismo pode ser associada a diversas síndromes. Os sintomas variam amplamente, o que explica por que actualmente se refere o autismo como um espectro de transtornos Dentro deste espectro encontramos sempre a tríade de comprometimentos que confere uma característica comum a todos. Alguns são diagnosticados simplesmente como autismo, traços autísticos, …, ou Síndrome de Asperger (considerado por muitos como o autismo com inteligência normal ou de “alto rendimento”).

Vitor Furtado (Professor)