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Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação da acção - Multideficiência no contexto educativo

Na área da Multideficiência é essencial a planificação. Ao planificarmos a intervenção devemos ter presente os princípios orientadores que deverão constar no trabalho a desenvolver junto de uma criança com multideficiência.

Seguindo a ideia de Nunes (2004) para planificar é fundamental ter em atenção a escolha das rotinas, devendo estas serem significativas para a criança, importantes para o seu desenvolvimento e úteis para a sua vida actual e futura.

Esta planificação implica também que a realização das aprendizagens sejam seleccionadas tendo por base a sua funcionalidade, a frequência com que são usadas e as prioridades familiares.

Assim torna-se pertinente definir os objectivos a alcançar e delinear o que é prioritário para a criança Multideficiente, pois só deste modo é que a criança poderá fazer as aprendizagens.

É fundamental intervir ao nível da comunicação pois é através do desenvolvimento das competências comunicativas que a criança/jovem terá oportunidades de receber e transmitir não só informação como também interagir com pessoas e objectos, princípios determinantes no processo para a aprendizagem e desenvolvimento.

Parafraseando, Barbara McLetchie, os alunos com incapacidades múltiplas não estão limitados naquilo que podem aprender. Estão limitados, sim, por aquilo que nós lhes ensinamos!

Carla Pinheiro