Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação da acção - Multideficiência no contexto educativo

Receber um aluno com multideficiência na turma representa um esforço adicional exigido ao professor. São alunos que além da deficiência mental apresentam ainda outras nos domínios motor ou sensorial. É necessário, portanto, contornar as suas limitações e desenvolver estratégias que permitam à criança interagir com o seu meio e com os outros.

Uma criança com multideficiência exigirá maior atenção por parte do seu professor, nomeadamente ao nível da comunicação. A criança pode apresentar necessidades mais ou menos prementes conforme o problema que a afecta e será um desafio para o professor que, além das suas necessidades educacionais, terá de se ajustar às suas eventuais necessidades físicas/médicas e emocionais.

Ana Rita Peixoto