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Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação da acção - Multideficiência no contexto educativo

De um modo geral, podemos caracterizar os alunos com multideficiência como indivíduos portadores de duas ou mais limitações associadas e, muitas vezes, uma dessas limitações é cognitiva e repercute-se na aprendizagem.

Adequar o ensino regular da escola a alunos com multideficiência, coloca aos professores grandes desafios e dificuldades pois, a especificidade das necessidades educativas destes alunos, implica uma formação especial dos professores, adaptação de estratégias, conteúdos e materiais no processo de ensino-aprendizagem e um apoio de técnicos especializados. Para estes alunos, a escola deve ser um local que lhes permita uma efectiva aprendizagem de conteúdos úteis para o seu dia-a-dia, pois, a principal prioridade, deve ser a sua preparação para uma vida futura com qualidade. Por conseguinte, o professor deve fomentar o mais possível a relação entre pares (os alunos ditos normais, são uma grande ajuda para os colegas com multideficiência) e proporcionar a estes alunos, um ambiente de aprendizagem que seja estimulante, seguro, motivador e adequado às suas competências.

 É também fundamental que a Escola seja, cada vez mais, um espaço onde predominem valores como a tolerância, respeito pela diferença e sua aceitação plena e que esteja aberta a outros contextos que, tradicionalmente, não intervêm directamente nas aprendizagens escolares, nomeadamente a família e a comunidade. Estes são contextos de aprendizagem fulcrais para alunos com estas características, não só por proporcionarem experiências funcionais em contexto real mas também porque, terminado o percurso escolar do aluno, é nestes dois espaços que o jovem estará inserido.

Ana Galveia