Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação da acção - Multideficiência no contexto educativo

Adaptar o ensino regular da escola a alunos com multideficiência, é um problema educativo emergente, ao qual deve ser dada mais atenção de modo a ser possível criar meios de ensino, técnicas e condições físicas, que permitam um ensino com qualidade a estas crianças de modo a não se sentirem excluídas. Com a escola inclusiva cada vez mais se assiste à integração de crianças e jovens, com limitações mais ou menos acentuadas, em turmas regulares e esta inclusão é um desafio para os professores pois têm que adaptar o processo de ensino-aprendizagem e individualizá-  -lo de forma a fazer face às limitações e necessidades deste tipo de alunos.

Por outro lado são igualmente necessárias infra–estruturas adequadas que permitam o acesso destes alunos a essas escolas e, talvez o mais importante, é fundamental que a sociedade, em geral, esteja preparada para acolher e aceitar efectivamente estes indivíduos.

 

Lucilia Cardoso (Professora)