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Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação da acção - A IMPORTÂNCIA DAS ACT. AQUÁTICAS (...)

Programa dos Dez Pontos de Halliwick

 

1 - Ajuste Mental: Adaptação ao meio aquático de forma que a confiança na água possa ser estabelecida; aquisição de habilidades para responder a diferentes situações e tarefas de forma automática, independente e apropriada. A aprendizagem do controle da respiração é um aspecto importante neste primeiro ponto.


2 – Desprendimento/Libertação: é o meio pelo qual o nadador se torna mental e fisicamente independente.

 

3 - Rotação Vertical: é o movimento em torno do eixo transversal do corpo (da posição deitada, para posição em pé).

 

4 - Rotação Lateral: é o movimento em volta do eixo da coluna vertebral (Rolar: decúbito ventral para decúbito dorsal).

 

5 - Rotação Combinada: combinação das duas anteriores sendo executada num único movimento.


6 - Empuxo: compreensão da força de flutuação da água.


7 - Equilíbrio: O nadador é capaz de manter a posição do corpo enquanto flutua, fazendo pequenos ajustes quando há turbulência.

 

8 - Deslize Turbulento: o nadador flutua, sendo levado através da água pela turbulência criada pelo técnico.


9 - Progressão Simples: nadador realiza movimentos das mãos junto ao corpo "Sculling" (remadas curtas)

 

10 - Braçada Básica (natação básica): com o nadador em decúbito dorsal, os braços são movimentados lenta e amplamente sobre a água.

 

Esta sequência conduz uma pessoa da adaptação na água para uma progressão básica de natação. Um tópico central no programa é a realização do controlo das rotações em torno dos vários eixos do corpo. Essas rotações ocorrem devido ao chamado “efeito metacêntrico”, isto é, a relação entre as forças gravitacionais e o empuxo. Essa relação é alterada por mudanças no formato e/ou densidade que ocorre num corpo com alterações. Então uma avaliação minuciosa de ambas as mudanças no formato e na densidade é necessária para predizer os problemas rotacionais que um nadador com problemas especiais pode ter.

 

Filosofia do Método:

 

1 - Ensinar: "felicidade de estar na água";

2 - Tratar os alunos pelo primeiro nome;

3 - Dar ênfase às capacidades e não à deficiência;

4 - Dar ênfase ao prazer, realizando actividades baseadas em jogos;

5 - Trabalhar em grupo, de forma que os nadadores se encorajem  uns aos outro;


Com o passar dos anos, McMillan manteve seus protocolos originais e adoptou outras técnicas adicionando-as ao seu método original. Mais recentemente, essas técnicas têm sido usadas terapeuticamente por muitos profissionais para reabilitar crianças e adultos com diferentes alterações de desenvolvimento e disfunções neurológicas. O método Halliwick enfatiza as habilidades dos pacientes na água, e não as deficiências em terra.

 

Inês Felisberto (Técnica Superior de Educação Especial e Reabilitação)


 

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