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Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação da acção - Autismo (...)

É difícil definirmos o autismo, devido à sua complexidade de características “Cada criança é diferente e cada caso é um caso”.

 

“É hoje geralmente aceite que as perturbações incluídas no espectro do autismo, Perturbações Globais do Desenvolvimento nos sistemas de classificação correntes internacionais, são perturbações neuropsiquiátricas que apresentam uma grande variedade de expressões clínicas e resultam de disfunções do desenvolvimento do sistema nervoso central multifactoriais " (Descrição do Autismo, Autism-Europe, 2000)”.

 

Na minha opinião Autismo apresenta-se como uma problemática bastante complexa, sem cura e que  exige uma intervenção diferenciada.

Todos os autistas para um melhor ajustamento às suas dificuldades e para uma melhor integração na sociedade deveriam beneficiar das mais diversas Terapias, como Terapia Ocupacional, Terapia da Fala, Musicoterapia, Equoterapia, Hidroterapia, Psicologia entre outras.

 

As crianças autistas têm o direito à felicidade e a usufruírem de uma boa qualidade de vida.

 

Na Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência onde trabalho tenho dois alunos com autismo associado a deficiência mental, e a compreensão que têm da realidade é muito pouca, por muito esforço de nossa parte é muito difícil arranjar estratégias para motivar estes alunos para realizar actividades de vida diária muito simples.

 

Márcia Costa