Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação da acção - Formação pessoal e preparação para a vida activa

“As escolas deveriam munir-se de recursos que permitissem uma formação sustentada a todos os alunos incluindo aqueles que têm nee.”

(Francisco F. Lemos 1999)

 

Optei por reflectir esta frase, visto concordar totalmente com ela e sentir-me angustiada por haver grandes entraves a este nível.

É bem verdade que as escolas devem munir-se de recursos que possibilitem uma educação de sucesso, onde todas as crianças recebem formação, informação e sentem-se motivadas para a aprendizagem.

Numa reflexão a nível interno de escola, tenho notado que apesar de existir um grande esforço dos professores e dos executivos para darem uma melhor resposta a este nível, muitas são os entraves que existem: a falta de tempo dos professores, a verba que as escolas recebem é escassa para sustentarem uma formação de qualidade; os recursos arquitectónicos não favorecem o desenvolvimento de actividades diversificadas, etc.

Mesmo que as escolas tenham possibilidade de oferecer uma boa formação a todos os alunos, com recursos humanos, materiais e arquitectónicos, sinto que a nível externo existem muitos entraves para que os alunos consigam praticar aquilo que aprenderam na escola num contexto real de trabalho: existem grandes processos burocráticos para se conseguir integrar uma criança em empresas, muitos funcionários não têm paciência para as ajudar, os seus responsáveis não têm sensibilidade em saber que todos precisam de uma oportunidade.

Para existir sucesso há necessidade de um grande investimento por parte do governo na formação e uma grande sensibilização às empresas para que estas aceitem pessoas sem experiência e especiais.

Nilza Matos