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CENTRO DE RECURSOS E FORMAÇÃO EDUCAÇÃO DIFERENTE

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEFICIÊNCIA

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Avaliação da acção - Hiperactividade

 Hiperactividade 

 

     Este é um tema que considero deveras controverso, pelo que, será  importante reflectirmos – e levarmos a reflectir -  sobre ele. Com tal, a frase que escolhi foi a que ressalva que “a hiperactividade é um problema social. – É importante saber que o diagnóstico de hiperactividade é difícil e, portanto deve ser feito por uma equipa médica – para evitar um falso diagnóstico.” 

     De facto, não posso estar mais de acordo com esta frase. A hiperactividade é uma perturbação difícil de diagnosticar, ou melhor, as pessoas tornam-na complicada de diferenciar de um certo comportamento que se propagou pelas nossas crianças desde alguns anos para cá. Sim, falo de um comportamento abusivo e de desrespeito que algumas crianças assumem perante a sociedade, fruto de um novo conceito de educação (ou da falta dela) baseado na liberdade total das crianças. Desta forma, gera-se um descontrolo educativo, onde as crianças é que tomam o poder e se tornam pequenos ditadores assumindo comportamentos a que a família atribui erradamente ao conceito de hiperactividade. É fundamental que nós profissionais ajudemos a sociedade a entender que não devemos “esconder” os comportamentos que permitimos às nossas crianças (pelos quais somos responsáveis e não a hiperactividade) por detrás de uma perturbação grave como esta.

     

Esta não pode nem deve ser a palavra da “moda”, não devemos tentar rotular as crianças que não soubemos “educar” com uma perturbação destas e tentar medicá-las, devemos sim tomar consciência dos nossos erros e tentar corrigi-los. Há tantas crianças com perturbações (e tantos pais) que davam tudo para não as ter…PENSEM!

 

Barbara Silva