Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação da acção - A importância da TAA

 

“ (…) porque não abrir a escola às novas tecnologias e a novas terias?”

(Alfredo Costa 2003)

  


Esta questão deverá ser colocada por todos e a todos nós, profissionais que exercem funções nas escolas.

 

 

Ao longo dos anos e cada vez mais, fala-se em “escola inclusiva”, a qual abrange todas as crianças e jovens, independentemente da sua nacionalidade, raça, cor ou diagnóstico médico. Contudo, baseamos as nossas práticas em metodologias e materiais que vêm sendo usados desde os primórdios da inclusão. Será que o defeito é das escolas? Será dos profissionais? Penso que o mais importante não será encontrar o culpado, mas sim pensar em alternativas, em formas de melhorar e de dar às nossas crianças e jovens aquilo que eles realmente necessitam! Para isso, é necessário um trabalho árduo por parte dos profissionais, em busca de métodos, estratégias e materiais diversificados e que vão de encontro às necessidades de cada um, mas também exige que as escolas estejam mais abertas e receptivas a estas necessidades e dêem resposta através da disponibilização de acções de formação, de materiais e equipamentos, etc.

 

 

Se o mundo avança diariamente, porque não avança a escola também?

Andreia Moreira