Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação da acção - A multideficiência no contexto educativo

A Multideficiência no Contexto Educativo

Uma criança com multideficiência apresenta necessidades educativas especiais a vários níveis, resultantes de acentuadas limitações cognitivas, associadas a limitações ao nível motor e/ou sensorial (visual e auditivo) que se repercutem ao nível das aprendizagens. Sendo assim, necessitam de um apoio prolongado e constante.

Desta forma, penso que será fundamental que estas crianças usufruam de um apoio muito grande, não só da família e da escola, mas também de uma equipa multidisciplinar de técnicos especializados, de forma a potenciar um maior apoio à criança mas também aos professores e aos pais da mesma. Paralelamente, considero de extrema importância a frequência de terapias tão diversificadas como a musicoterapia, a terapia ocupacional, a arte-terapia, a terapia assistida por animais e ainda, o usufruto de uma sala de estimulação sensorial (snozelen).

Considerando que todos os apoios são fundamentais para o desenvolvimento destas crianças, seria ideal que o Estado potenciasse este tipo de terapias, tornando-as acessíveis a todas as crianças com NEE.

Bárbara Silva (Educadora de Infância)