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Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação Individual da Acção nº3

2ª Temática

Projecto Curricular de Turma

 

O currículo é certamente, um dos aspectos a ter em conta, quando procuramos realizar alterações na escola a nível da inclusão. A diferenciação curricular que se procura na inclusão é a que tem lugar num meio em que não se pode separar os alunos com base em determinadas categorias, mas que se educam os alunos em conjunto, procurando aproveitar o potencial educativo das suas diferenças, em suma, uma diferenciação na turma assumida como um grupo heterogéneo.

O projecto curricular de turma, deve ser contextualizado de acordo com a especificidade de cada turma, constituindo um guia para apoiar o professor na condução do processo educativo, a desenvolver com os alunos, numa perspectiva de flexibilidade. Este deverá ter sempre em conta a intencionalidade educativa, que decorre do processo reflexivo de observação, planificação, acção e avaliação, desenvolvida pelo professor, de forma a adequar a sua prática às necessidades dos alunos. É fundamental que o professor planei tendo em conta o que os alunos sabem, conhecem e compreendem.

As adequações curriculares são um ajuste, para dar resposta às necessidades educativas e características de cada aluno. No caso dos alunos com NEE é necessário fazer adaptações curriculares individualizadas, tendo por base o projecto curricular de turma, para responder às suas necessidades.

Autoria: Anabela Lourenço (Educadora de Infância)

Data: Janeiro de 2007