Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação da acção - Hiperactividade

Hiperactividade

 

A criança hiperactiva pode ter muitos problemas. Apesar da "dificuldade de aprendizado", essa criança é geralmente muito inteligente. Sabe que determinados comportamentos não são aceitáveis. Mas, apesar do desejo de agradar e de ser educada e contida, a criança hiperactiva não consegue se controlar. Pode ser frustrada, desanimada e envergonhada. Ela sabe que é inteligente, mas não consegue desacelerar o sistema nervoso, a ponto de utilizar o potencial mental necessário para concluir uma tarefa.
A criança hiperactiva muitas vezes se sente isolada e segregada dos colegas, mas não entende por que é tão diferente. Fica perturbada com suas próprias incapacidades. Sem conseguir concluir as tarefas normais de uma criança na escola, ou em casa, a criança hiperactiva pode sofrer de stress, tristeza e baixa auto-estima.

Os pais da criança hiperactiva merecem muita consideração. É preciso muita paciência - e vigor - para amar e apoiar a criança hiperactiva em todos os desafios e frustrações inerentes à doença. Os pais da criança hiperactiva estão sempre preocupados e atentos, sempre "em alerta". Consequentemente, é fácil sentirem-se cansados, abatidos e frustrados, às vezes. É de importância vital para os pais da criança hiperactiva serem bons consigo mesmos, descansar quando apropriado, além de aceitar o apoio para eles e para o filho.