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Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação Individual da Acção nº3

Adaptações Curriculares:
 
Na minha prática enquanto psicóloga num estabelecimento de ensino básico e secundário tenho-me deparado ao longo dos anos com a crescente necessidade de implementação de medidas do regime educativo especial, nomeadamente as adaptações curriculares. Ainda que o conceito pareça à primeira vista simples, na prática nem sempre é exequível, existindo mesmo algumas confusões quanto ao que é e como se faz uma adaptação curricular. Além disso, muitas vezes assiste-se a uma simplificação do trabalho, acabando alguns docentes por se limitar a retirar os conteúdos mais complexos do programa da sua disciplina, julgando com isso ir de encontro às necessidades do aluno que beneficia desta medida do REE. É claro que depois, os resultados escolares não são os esperados... e o sucesso académico fica muitas vezes seriamente comprometido.
Penso que deveria haver uma melhor formação de docentes ao nível das necessidades educativas especiais; na minha escola, por exemplo, todos os anos realizamos uma acção de formação sobre o Decreto-Lei nº 319/91, com vista a esclarecer o que é e o que se pretende com cada uma das medidas contempladas do referido decreto.
Autoria: Silvia Gabriela (Psicóloga)
Data: Janeiro de 2007