Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação Individual da Acção nº3

Adaptações Curriculares

 

Olá. Eu sou o Roberto e tenho 8 anos. A minha escola é muito grande e eu frequento o 4.º ano. Por vezes, não consigo acompanhar os meus colegas… Trago para casa muitos erros nos ditados e por vezes até tenho negativa nas fichas. Ouvi dizer, há uns anos, que não passaria de classe. Fiquei muito triste porque, desse modo, não poderia acompanhar os meus amigos… A professora resolveu deixar-me frequentar o 2.º ano e desde então ouço dizer que tenho passado os anos sempre “por baixo da carteira”. Não sei o que isso poderá querer dizer…

A minha mãe preocupa-se. Conseguiu encontrar uma explicadora para mim! Ela ajuda-me a fazer os trabalhos de casa, ensina-me a estudar para as avaliações e faz muitos jogos comigo… Estou a esforçar-me muito!

Tenho pena de que esta seja a minha única ajuda. Penso, às vezes, que poderia fazer uma ficha diferente da dos meus colegas ou ter mais tempo para resolver aquela que a professora nos dá. Se me dessem outras oportunidades, estou certo de que poderia fazer melhor e acompanhar a turma. Sonho em ter boas notas e poder dar mais alegrias à minha mãe e à minha explicadora.

Esta “história” é baseada num caso real. Achei por bem assim retratá-la para expressar a minha opinião. Sabendo que bastam ligeiras alterações ao Currículo Regular e que existem excepções para as quais as AC são a única forma dos alunos com NEE acompanharem a turma, entendo que deve ser feito um esforço da parte de todos os intervenientes no processo educativo, para que estas crianças tenham sucesso e a inclusão seja uma realidade funcional.

 

Autoria: Sara Isabel Mota (Técnica Superior de Educação)

Data: Janeiro de 2007