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Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação Individual da Acção nº3

Adaptações Curriculares

 

A inclusão de alunos com NEE na escola regular implica a flexibilização do currículo nacional, através de adaptações curriculares para que seja possível atender às necessidades individuais de todos os alunos.

 

As modificações que são necessárias realizar nos diferentes elementos do currículo regular para o ajustar às diferentes situações, grupos e pessoas. devem ter em conta as diferenças entre escolas, turmas e alunos.

 

Dentro de cada turma as adaptações curriculares podem ser classificadas de acordo com as características dos alunos a que se destinam:

  • adaptações curriculares específicas gerais, realizadas para todos os alunos da turma;
  • adaptações curriculares específicas para os alunos com NEE, enquanto grupo diferenciado;
  • adaptações curriculares individualizadas, destinadas aos alunos que necessitam de uma adequação especial.

 

As adaptações curriculares constituem um conjunto de modificações que se realizam nos objectivos, conteúdos, critérios e procedimentos de avaliação, actividades e metodologias para atender às diferenças individuais dos alunos.

 

A Educação Inclusiva, entendida sob a dimensão curricular, significa que o aluno com necessidades especiais deve fazer parte da classe regular, aprendendo as mesmas coisas que os outros – mesmo que de modos diferentes – cabendo ao professor fazer as necessárias adaptações (UNESCO, s/d).

As adaptações curriculares visam criar condições de promoção do sucesso escolar educativo a todos os alunos.

Autoria: Isabel Brás (Professora)

Data: Janeiro de 2007