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Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Centro Recursos e Formação - Associação Portuguesa de Investigação Educacional

Sempre no sentido do esclarecimento, da partilha e da formação.

Avaliação Individual da Acção nº2

“ (...) é um grave erro considerar que todos os tipos e graus de deficiência mental formam o mesmo grupo homogéneo... pois pessoas com deficiência mental leve têm mais em comum com os normais do que com os deficientes mentais severos.”

(Rosana Glat)

 

 

Cada pessoa tem as suas características próprias e específicas, isto é a sua individualidade, pelo que falar em grupo homogéneo é um erro. Os diferentes graus e tipos de deficiência mental apresentam características específicas e distintas sendo necessário uma resposta individualizada que vá ao encontro das necessidades educativas de cada criança com DM. Contudo há que ter em conta as capacidades e competências do aluno pois enquanto um aluno com deficiência mental ligeira poderá fazer aprendizagens acompanhando o currículo mediante algumas adaptações um aluno com deficiência mental severa terá que ter sempre um currículo alternativo, incidindo no seu desenvolvimento autónomo e pessoal.

 

Autoria: Alice Furtado (Professora)

Data: Janeiro de 2007