Avaliação Final da Acção - A importância das actividades aquáticas para as crianças e jovens com nee
Nesta breve reflexão irei referir actividades no meio aquático como as que se podem realizar utilizando água. Descentrando-me da natação, desporto considerado dos mais completos, considero as potencialidades da exploração da água como elemento a utilizar nas actividades que planeamos para as crianças e de forma mais específica para as que apresentam necessidades educativas especiais.
Estas actividades enriquecem a criança tanto no seu funcionamento motor, como no desenvolvimento do conhecimento e do raciocínio e no estabelecer de relações sociais.
As actividades no meio aquático deverão ser apresentadas como uma actividade lúdica e prazenteira, sem imposição, com apoio de um orientador que permanece sempre junto da criança transmitindo-lhe alegria e confiança. A criança não deve ser obrigada a participar, tem que ser motivada. Há que se evitar acções bruscas que salpiquem a cara ou os olhos de água de forma desagradável e movimentos que provoquem o desequilíbrio e o medo de não estar a controlar o corpo.
A habituação deve ser natural associando a água ao prazer.
Assim e pensando em diversificar as possibilidades de exploração na água apresento actividades em diversos contextos. Todas estas deverão ser atentamente acompanhadas e vigiadas reflectindo-se sempre no seu valor a nível do desenvolvimento global da criança.
Em casa e na instituição
Dar banho calmamente à criança, por vezes colocar música de fundo
§ Sorrindo falar suavemente, chamar o seu nome, nomear as partes do corpo
§ Colocar espuma de banho e fazer montinhos com as mãos da criança
§ Bater palminhas com espuma nas mãos
§ Fazer bolinhas de sabão
Criar o cantinho da água com uma bacia grande
§ Brincar com barquinhos de plástico, copos e frascos
§ Brincar com brinquedos de esguichar
§ Dar banho às bonecas
§ Molhar os pés
Regar canteiros com regador e com mangueira
Na piscina
Sentar na borda da piscina
§ bater com os pés/pernas na água
§ levantar e baixar os pés
§ atirar bolas para dentro da piscina
Dentro de água
§ bufar fazendo bolinhas
§ andar dentro de água
§ dar as mãos ao outro e seguir os seus movimentos
§ de mãos dadas fazer forças contrárias
§ subir e descer um pequeno escorrega
§ deitar de costas e flutuar
§ bater palmas dentro de água com as mãos -à frente do corpo
§ abrir e fechar os braços lateralmente
§ deitar num colchão e bater com os pés
Na praia
§ fazer pocinhas e aperceber-se do criar e desaparecer de água nas mesmas
§ deixar aquecer um balde com água ao sol e comparar temperaturas com outro recém cheio
§ saltar sobre a onda que chega até à areia
§ andar no risco deixado pela onda
Autoria: Joana Barbosa Santos (Educadora de Infância)
Data: Janeiro de 2008