Avaliação Final da Acção - A importância das actividades aquáticas para as crianças e jovens com nee
Objectivo: Controle da cabeça
Apreciação: A água tem peso
Formação: em circulo, o nadador e o técnico alternadamente, todos segurando as mãos e voltados para dentro.
Instrução: caminhar em circulo para o lado dando um passo e levando o outro pé para junto do primeiro inclinar-se e empurrar de encontro á água, quando chegar próximo da face e soprar.
Os pontos a observar são que a cabeça esteja inclinada na direcção em que o circulo esta se movendo e que ela seja mantida em tal posição que os pés permaneçam em contacto com o chão da piscina e não se elevem para a frente ou para trás e que os és não se cruzem.
Objectivo: Controle da cabeça
Apreciação: A água tem peso
Formação: em circulo, o nadador e o técnico alternadamente, todos segurando as mãos e voltados para dentro.
Instrução: caminhar para o lado, no sentido do relógio; quando a palavra "mudar" é dita, deve-se alterar a direcção, andar na direcção inversa.
Uma vez que esteja o círculo em movimento e a água esteja em turbulência, o comando "mudar é dado para assegurar que o nadador trabalhe com a sua cabeça e tronco para mover-se na direcção inversa.
Objectivo: Controle da cabeça
Apreciação: A água tem peso
Formação: em circulo, o nadador e o técnico alternadamente, todos segurando as mãos e voltados para dentro.
Instrução: Caminhar em circulo para o lado dando pasos no ritmo de uma canção ou versos. A canção deve continuar e o ritmo deve ser mantido quando a direcção é trocada.
O ponto a observar é que o controlo da cabeça é exercido subconscientemente.
Mafalda Silva (Técnica Superior de Educação Especial)